11 Ativos Cosméticos que não podem ser utilizados durante a gestação. 

11 Ativos Cosméticos que não podem ser utilizados durante a gestação. 

Durante o período da gestação, as mulheres se encontram em busca de informações valiosas para que sua gestação seja perfeitamente adequada para proporcionar a melhor condição possível para os seus bebês. Muitas vezes o melhor amigo dessa futura mamãe por 9 meses se tornam artigos como este, onde a união da informação os torna de grande avalia para essa futura mamãe cheia de dúvidas e inseguranças. Neste artigo, unimos 11 ativos cosméticos que devem ser evitados no período da gestação. Vamos conferir?

  • Retinóides (tretinoin, isotretinon, retinol, retinal, retinaldehyde e retynil palmitate) – o risco foi estabelecido para a toma do produto e há alguns estudos que apontam para que a utilização tópica de fórmulas sujeitas a receita médica poderão ter algum efeito no desenvolvimento. Os restantes é apenas uma questão de zelo e em princípio não terão efeitos nocivos.
  • Alfa hidroxiácidos (glycolic acid, mandelic acid, lactic acid, malic acid, tartaric acid) – os principais problemas nestes ingredientes é que poderão potenciar o aparecimento do cloasma gravídico por permitirem uma maior exposição das camadas inferiores da pele à radiação solar.
  • Beta hidroxiácidos (salicylic acid ou ingredientes que contenham salicylate) – apesar da capacidade de penetração ser praticamente nula, optamos por desaconselhar o uso de ácido salicílico por via tópica.
  • Hidroquinona (hydroquinone) – estabelecido e relevante. Se fazem hidroquinona por prescrição médica, devem descontinuar o seu uso e falar com o médico para que sejam sugeridas alternativas. Hidroquinona, tretinoína, adapaleno e isotretinoína também entram na lista das contra-indicações.
  • Protetores solares com metoxicinamato de octila também não são seguros durante a gravidez, fique de olho nos rótulos e opte por opções com óxido de zinco.
  • Loções muito perfumadas e perfumes com álcool também devem ser evitados, por irritar a pele.
  • Suplementos multivitamínicos, conhecidos como pílulas da beleza e capazes de combater os radicais livres, também não devem ser utilizados durante o período gestacional por riscos de desequilibrar a absorção de nutrientes pelo organismo da mãe.
  • Ácido kójico (kojic acid) – precaução, há discordância de opiniões, eu opto por não dar porque existem outras alternativas bastante viáveis.
  • Ureia (numa concentração superior a 3%) e cânfora. A dupla é presente na maioria dos cremes hidratantes. No caso da cânfora, pode causar defeitos graves no feto e levar a aborto, de acordo com o nível de exposição. Já a ureia é capaz de atravessar a barreira placentária, o órgão que de desenvolve durante a gravidez para conectar o corpo da mãe ao corpo do bebê, causando malformações.
  • Amônia, tintura e formol. Metais pesados, como chumbo e arsênio, são proibidos. Então, esqueça as escovas progressivas por um tempo. Os tonalizantes e as tintas mais modernas são mais seguros. No entanto, é melhor esperar passar os primeiros 3 ou 4 meses para realizar algum procedimento.Evite, também, que o produto toque no couro cabeludo, pois suas substâncias penetram na pele e atingem a corrente sanguínea. Na gestação, pelas alterações hormonais, o cabelo tende a mudar a estrutura: ele fica mais brilhante, sedoso e volumoso. Então, talvez você sinta necessidade de mudar o tipo de shampoo que estava acostumada usar. Secador, chapinha e babyliss, por não conterem química, estão liberados.
  • O conservante parabeno, que pode estar presente em desodorantes não é recomendado.

Este artigo busca levar a segurança para a rotina de cuidados na gestação. Lembrando, qua não é porque a gestante esta formando uma vida dentro de seu corpo que precisa deixar de se cuidar. Muito pelo contrário. É comprovado que os bebês podem sentir todos os sentimentos de sua mãe, e a autoestima elevada ajuda a essa mãe se sentir melhor consigo mesma e dessa forma proporcionando uma gestação mais tranquila e segura.

Quer se tornar um Skin Expert? Conheça nosso curso!

Para mais dicas e curiosidades sobre cuidado com a pele siga-nos no Instagram!

EUR Euro